Cia Terra Brasilis

COMPANHIA DE TEATRO TERRA BRASILIS










Surgida a partir de uma série de Oficinas realizadas na Sala de Ensaios do Teatro Castro Alves, a Companhia de Teatro Terra Brasilis foi fundada em 16 de Novembro de 2009 com a realização da Leitura dramática do Texto Escombros, em duas apresentações na Sala do Coro do mesmo Teatro. Logo em seguida a Cia adquiriu um espaço próprio onde reside e realiza seus projetos e ensaios antes de apresentá-los ao grande público. O local também abriga e dá apoio a outros grupos de Teatro, além de receber projetos e ensaios de grandes profissionais ligados às artes cênicas.

Trata-se de um grupo teatral, musical e performático que mescla conscientização e interatividade aos seus projetos, com o objetivo de levar cultura, alegria e informação ao público. Motivados pelo desejo de livre expressão, seus integrantes levantam a tese de uma companhia híbrida, aberta a experimentações, não deixando de ser uma companhia exclusivamente teatral. Sendo assim, aproveitam a deixa para passear por artes genuínas como o circo, as artes plásticas e por linguagens mais contemporâneas como a dança-teatro, sempre levando em consideração a escolha de seus temas e propostas de encenação.

Nas suas montagens, a companhia prima por abordar temas contemporâneos que buscam despertar no público uma reflexão sobre a sua realidade através de histórias elaboradas com humor e inteligência (sem se prender a clichês, dramalhões ou tradições cênicas). Por meio de uma linguagem experimental, o ser humano é colocado no centro das questões em encenações cujas facetas são múltiplas, experimentando as possibilidades expressivas permitidas por essa linguagem tão ampla e tão rica, na qual se acham fundidos, a um só tempo, a comédia, a tragédia, a farsa, o clown e o melodrama.


A pesquisa artística realizada pelo grupo tem por objetivo a aproximação das fronteiras existentes entre o teatro e as demais artes, trazendo para o seu universo lúdico a expressividade característica das outras maneiras de se fazer e de se pensar arte.

A CTTB trabalha intensamente na pesquisa de um teatro essencialmente experimental, sem perder ou definir uma linha própria de pesquisa. Tal inquietação artística produz uma série de iniciativas culturais e cria projetos que conjugam coragem, ousadia e um intenso detalhamento artístico por meio de um entrelaçamento de tradição e cultura contemporânea. Essas são as bases do trabalho desenvolvido pela CTTB - Companhia Teatral Terra Brasilis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário